Plataforma CMSPlataforma CMS

Uma breve História desta Tecnologia!
---
Plataformas CMS Content Management System Loja Virtual Loja Online Site de Vendas WebSite Blog Portal Programa de Afiliados Recorrentes WebFox

O termo CMS tornou-se importante no setor de desenvolvimento web por causa de seus inúmeros benefícios. Este termo é a sigla em inglês  para “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo”.

Mas ele não pode ser reduzido a esta definição, pois um gerenciador de conteúdo pode ter vários objetivos e significados, a depender dos cenários e das finalidades para os quais foram projetados.

Ao longo da leitura compreenderá melhor o conceito e a relevância do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Plataformas CMS Loja Virtual Loja Online Site de Vendas WebSite Blog Portal Programa de Afiliados Recorrentes WebFox

Plataformas CMS | O Nascimento.

É impossível falar de CMS sem mencionarmos a História da própria internet, que nada mais é do que um sistema global de computadores interligados.

A internet nasceu em 1969 nos EUA. Em seu início, eram poucos os computadores interligados, contudo, a sua base permanece a mesma: Por meio de computadores interligados compartilhamos conteúdo.

E assim como utilizamos um código para nos comunicarmos uns com os outros – no caso do Brasil, o código é a língua portuguesa -, a internet tem suas próprias linguagens, seus códigos de comunicação.

As linguagens da internet foram e são desenvolvidas por programadores e aos não programadores é difícil compreendê-las e manejá-las – assim como aprender uma segunda língua não é tarefa fácil.

Para além dos equipamentos físicos necessários à ligação entre servidores e computadores, como mencionado, há diferentes linguagens de programação, tais como: PHP, Java, C, C++, Python, Swift, etc.

O CMS foi pensado justamente para que você não tenha que lidar com isso. Ele revolucionou a internet quando permitiu que o usuário comum, que nada entendia de códigos, banco de dados, etc, criasse, editasse, e gerenciasse conteúdo na WEB de forma fácil e até mesmo intuitiva.

Plataformas CMS e o Gerenciamento de Conteúdo?Plataformas CMS e o Gerenciamento de Conteúdo?

Você Conhece os Benefícios - ou não - das Plataformas CMS?
---
Plataformas CMS Loja Virtual Loja Online Site de Vendas WebSite Blog Portal Programa de Afiliados Recorrentes WebFox Conteudo

O conteúdo web, por definição, é criado pensando no usuário de sua plataforma e é planejado em torno dele. O produtor de conteúdo web escreve pensando nos objetivos da persona, e em como aquele conteúdo pode ajudá-la a alcançá-los!

Se a internet é feita de conteúdo, gerenciamento de conteúdo refere-se à criação, edição, arquivamento, publicação, colaboração e distribuição de dados e/ou informações em um determinado formato, seja ele no padrão de texto, imagem, vídeo, áudio, etc.

Nesta definição, quando alguém se refere ao Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, está se referindo a uma aplicação web que quando bem configurada em todos os aspectos, fornece recursos otimizados ao usuário, sem a necessidade do mesmo ter conhecimento prévio de em alguma linguagem de programação, banco de dados, etc.

Plataformas CMS Loja Virtual Loja Online Site de Vendas WebSite Blog Portal Programa de Afiliados Recorrentes WebFox Geracao de Conteudo

Plataformas CMS | Os Equívocos!

Chamamos de conteúdo web todo conteúdo que é voltado para atingir resultados na mesma. Todo o planejamento e a produção de conteúdo segue um objetivo final, que deve ser alcançado para que ele seja considerado útil dentro de uma estratégia.

Um dos maiores equívocos sobre Gerenciador de Conteúdo é achar que ele é o principal “ingrediente” para o sucesso de uma Aplicação Web, seja ela uma Loja Virtual, WebSite, Portal, Blog, etc.

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo tem como objetivo, tornar mais fácil para o responsável sob esta aplicação, o gerenciamento e distribuição dos conteúdos produzidos.

Tal sucesso tem a ver com a qualidade do conteúdo disponibilizado, dos serviços prestados, do marketing que a aplicação recebe e muitos outros fatores que devem ser levados, muito seriamente, em consideração.

Plataformas CMS Loja Virtual Loja Online Site de Vendas WebSite Blog Portal Programa de Afiliados Recorrentes WebFox Software

Plataformas CMS | Tipos e funções do CMS!

Alguns definem CMS como sendo softwares, outros definem como um conjunto de funções criadas para facilitar a vida de criadores de sites e aplicativos.

Ambas definições estão corretas. Na maioria das vezes, CMS são projetados para serem uma aplicação baseada em Web.

Esta aplicação irá fornecer recursos necessários para um determinado número de usuários, com diferentes níveis de permissões e gerenciamento de conteúdo, dados ou informações que essa mesma aplicação web for projetada para gerenciar.

Para ficar mais claro, vamos ao exemplo mais famoso de CMS, o WordPress, um software livre desenvolvido na linguagem PHP.

Atualmente o WordPress é a mais utilizada ferramenta para criação de sites, com ele qualquer pessoa é capaz de criar sites completos.

Mas ele não é o único CMS utilizado na criação de sites, há diversas outras opções no mercado, como Magento, Joomla e Drupal.

O usuário escolhe de acordo com o uso que fará do mesmo, por exemplos, alguns CMS são focados na criação de plataformas de ensino à distância, já outros são ideais para e-commerce. Enfim, a escolha deve ser baseada na finalidade do uso.

Plataformas CMS Loja Virtual Loja Online Site de Vendas WebSite Blog Portal Programa de Afiliados Recorrentes WebFox Mitos

Plataformas CMS | As Armadilhas!

Um segundo equívoco sobre o CMS, infelizmente muito difundido pela web, é que com a adoção de um Gerenciador de Conteúdo, você poderá eliminar a necessidade de contratar uma agência, desenvolvedor ou programador para fazer nele, importantes alterações e/ou manutenções altamente importantes.

Um sistema CMS, assim como todo tipo de aplicação web, necessita de aguçada atenção sob diversas perspectivas, pois além de facilitar muito o seu dia-a-dia, ele precisa receber, constantemente, ações que visam manter, ou melhorar, as facilidades por ele disponibilizadas.

Um CMS mal configurado e/ou desatualizado, pode fazer seu empreendimento online ir à falência em minutos. Portanto, uma governança técnica em um CMS não pode ser executada por amadores e/ou aventureiros.

WebFox e Plataformas CMS | Sua Observações!WebFox e Plataformas CMS | Sua Observações!

O que observar antes de optar por determinada plataforma CMS?
---

Impreterivelmente, antes de qualquer coisa, analisar e definir a estrutura do seu projeto.

Será um site institucional, ou um portal de ensino? Será uma loja virtual simples, ou uma loja complexa que visa obter um grande volume de tráfego e vendas? Precisa de um sistema para Intranet? Precisa de um sistema que integre as diferentes áreas da sua empresa, tais com Marketing e Vendas?

Qual o tamanho da sua organização? Quais as necessidades dela hoje? Quais os objetivos no longo prazo? Quantos setores tem a sua organização e quais necessidades possuem? Estes e outros fatores precisam ser levantados, analisados e definidos antes da escolha do CMS.

O profissional responsável pela implantação e administração do CMS precisa ter em mente que mudar de CMS não é simples, não acontece com o toque em um botão.

Portanto, a primeira coisa a se observar antes de escolher uma plataforma CMS é o seu próprio negócio, a partir dele saberá quais tipos de CMS poderão atender suas necessidades

Vencida a primeira etapa, já sabe quais recursos serão necessários à criação do seu projeto Web. Agora é hora de pesquisar entre as diferentes ferramentas de CMS. Aqui vão dicas gerais que o ajudarão nesse processo.

Avalie:

  • Integração tecnológica – integra processos, como Marketing e vendas, e também com ferramentas de terceiros?
  • Facilidades oferecidas – possuem módulos ou plugins?
  • Interface do usuário – é fácil inserir conteúdo, modificá-lo e compartilhá-lo?
  • Infraestrutura de implantação – qual o seu tráfego e largura de banda?
  • Amigável para SEO?
  • Open Source? – CMS com licença gratuita, em virtude disso é constantemente aperfeiçoada
  • Escalabilidade/suporte a vários sites
  • Mobile Friendly?
  • Permissões? – Oferecer a possibilidade de adicionar colaboradores
  • Segurança e Suporte, dentre outras coisas.

A Webfox oferece os melhores e mais utilizados CMS do mercado: WordPress, Joomla, Drupal, Magento, OpenCart, PrestaShop, OsCommerce. Entregamos a solução Web completa e instalada, mas, caso deseje, oferecemos recursos avulsos, como diferentes tipos de hospedagem.

WebFox e Plataformas CMS | Soluções Inteligentes, Dinâmicas e Completas!WebFox e Plataformas CMS | Soluções Inteligentes, Dinâmicas e Completas!

Temos as Soluções Perfeitas que se Adaptem às Principais Plataformas CMS Disponíveis.
---

Central de Atendimento ao UsuárioCentral de Atendimento ao Usuário

Preencha o Formulário Abaixo ou Ligue para o Nossa Central de Atendimento.

Canais de Atendimento

WebFox

Endereço:

Rua: Padre Antônio de P. Chaves, 147A, 2º Andar, Centro. Conc. da B. de Minas-MG.

E-Mail:

contatowf@webfox.com.br

Telefone:

32-3375-1090

Enviar Mensagem