Integração com ChatbotsIntegração com Chatbots

Se você acompanhou as novidades da web nos últimos meses, certamente passou por termos como Inteligência Artificial, Machine Learning e a relação desses dois conceitos com Chatbots!
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A Integração com Chatbots estão cada vez mais em evidência em milhares de aplicações web. Estes robôs também são chamados também por outros nomes, tais como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bot. Chatbot é uma abreviação para robô de chat, na verdade, é um software que trabalha e administra as trocas de mensagens.

Os Chatbots podem ser colocados em sites, apps proprietários e aplicativos populares, como o Facebook Messenger ou Telegram, vai depender do público-alvo e das necessidades das empresas.

Simplificando, um Chatbot é uma área de interação que automatiza a comunicação entre um usuário e uma empresa. Você não precisa navegar pelas páginas, conversar pelo telefone com pessoas físicas ou vasculhar conteúdos em busca de respostas, é possível realizar as solicitações em mensagens de texto e ser respondido de forma bem mais rápida e precisa.

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Simples! Porque eles influenciam desde a maneira como as pessoas utilizam seus telefones até a operação de Atendimento e Suporte de grandes empresas.
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Integração com Chatbots | Sem limites!

No entanto, o Chatbot deve ser sustentado com dados referentes ao seu propósito, além da construção de uma logística que permita que ele compreenda o que está sendo demandado.

Ainda que seja possível inserir esses dados diretamente no banco de um Chatbot específico, ele será bem mais eficaz se estiver integrado a um sistema dinâmico externo, como CRM ou ERP.

Use como exemplo, um Chatbot que vende pizzas. Uma vez que ele é integrado à ferramenta CRM, ele será capaz de utilizar informações cadastradas acerca dos clientes, de modo a gerar um atendimento personalizado, assim ele irá perguntar se o consumidor deseja os mesmos sabores e uma entrega no mesmo endereço.

Todo processo de atendimento ao cliente possui casos que se repetem com determinada frequência, por exemplo: pedidos de informação, acompanhamentos das compras, pequenas alterações cadastrais, agendamento de visitas, entre outros.

Em alguns casos, uma pessoa ainda pode ser necessária para “complementar” o atendimento, mas certamente ela vai gastar bem menos tempo em cada conexão com o cliente e/ou visitante!

Essa comunicação também pode acontecer da seguinte forma: o Chatbot leva os dados para o CRM da empresa, ampliando a sua inteligência em relação aos seus clientes.

O mesmo vale para integrações com outras plataformas, como um ERP ou uma plataforma de marketing digital, em que o Chatbot servirá tanto para nutrir leads com conteúdo e informações relevantes como para coletar dados sobre cada cliente.

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Integração com Chatbots | Ferramentas e Extensões!

Antes de efetuar a Integração com Chatbots com qualquer tipo de aplicação, é importante deixar claro o que será integrado, bem como de que forma os dados serão tratados na interação entre as diferentes plataformas.

Logo, você deve especificar um formato padrão compartilhado para o armazenamento e inserção de dados e um sistema lógico de organização. Isso impedirá que os dados coletados de diferentes fontes tenham variações que possam desordenar o banco.

Além disso tudo, é uma boa pedida definir de forma estratégica quais serão os objetivos do Chatbot em relação à integração. Conforme já mencionado, Chatbot serve a um único propósito e é necessário que o sistema ao qual ele será integrado tenha uma relação direta com o seu escopo.

Utilize um Chatbot de pós-vendas. Ele poderá entregar informações de suporte aos clientes e, uma vez que for confrontado com uma dúvida ao qual não sabe responder, ele deverá acionar um atendente humano que então será capaz de inserir a possível resposta em uma base de conhecimento única.

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Confira abaixo, quais as integrações que a WebFox disponibiliza para você utilizar em seu empreendimento online.
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